top of page


Mapeamento e Topografia com Drones
Recentemente, com o desenvolvimento de Drones ou VANT's (Veículos Aéreos Não Tripulados) cada vez mais desenvolvidos, com sensores de alta qualidade e com melhor capacidade de geolocalização, o mercado de geotecnologias viu nesses equipamentos uma grande possibilidade de utiliza-los para produzir dados com grande precisão e qualidade. Entre os serviços que podemos destacar que esses equipamentos são capazes de atender, estão serviços topográficos, geração de imagens para fins cartográficos com foco na agricultura, ambiental e monitoramento em geral.
O Drone é capaz de gerar dados de alta qualidade e precisão que antes só eram possíveis com aeronaves comuns, o que inviabilizava 90% da demanda devido aos altos custos atrelados.





Vantagens dos Drones
Topografia
-
Possibilidade de levantamento de vastas áreas, que seriam inviáveis com a topografia clássica;
-
Geração de uma grande quantidade de dados, possibilitando maior detalhamento do terreno ou superfície de interesse, e reduzindo os custos;
-
Geração de produtos mais qualificados, como MDT (Modelos Digital do Terreno), MDS (Modelo Digital de Superfície), Modelos 3D de alta precisão, e Calculo de Volumes.
Cartografia
-
Geração de imagens de altíssima qualidade e precisão, impossíveis com sensores embarcados em satélites;
-
Mapeamento e acompanhamento periódico ou com datas pré estabelecidas;
-
Possibilidade de identificar e representar feições com maior nível de detalhamento em produtos cartográficos, como mapas e plantas;
Agricultura de Precisão
Através de sensores capazes de captar, além da faixa do visível, a reflectância nos intervalos de ondas relativos ao infravermelho é possivel, entre outras coisas:
-
Calcular o índice de vegetação de plantações (qualidade da lavoura);
-
Identificar linhas e falhas de plantio;
-
Identificar e localizar plantas daninhas;
-
Contagem de Plantas;
-
Dar suporte ao planejamento de adubação e controle de pragas, melhorando a produtividade e reduzindo custos.

bottom of page